Instituto Geofísico na Serra do Pilar em Gaia
Universidade do Porto
Reabilitação do Instituto Geofísico (Observatório Meteorológico da Serra do Pilar - uma das duas únicas estações climatológicas seculares existentes no país).
Esta reabilitação teve como pano de fundo a museificação do imóvel classificado. Do edifício anteriormente devoluto foram reconvertidas as salas em gabinetes de trabalho e áreas de investigação e lúdicas sobre a estação meteorológica, prevendo ainda a reactivação da estação meteorológica com a recolha diária de elementos.
Na cave, instalou-se o sismógrafo e a oficina pedagógica, e no rés-do-chão instalou-se uma exposição de máquinas, cartografia e mapas antigos, sala de leitura e a parte em serviço da estação meteorológica.
Construtivamente o edifício, não obstante encontrar-se anteriormente desocupado, apresentava estado de serviço razoável, tendo-se procedido à reabilitação das fachadas em alvenaria de pedra rebocada, revestimentos interiores nos tabiques existentes, recuperação de carpintarias e soalhos, da estrutura secundária da cobertura, prevendo impermeabilização da mesma, bem como reforços pontuais de padieiras, execução de instalações sanitárias, de um elevador no interior, e ainda estacionamento no terreiro exterior.
Tipo:
Edifícios, Institucionais
País:
Portugal
Localização:
Vila Nova de Gaia
Data de início:
2014
Data de conclusão:
2015