Ponte das Tercenas
Agência Portuguesa do Ambiente, IP
Demolição da Ponte das Tercenas e construção de uma nova com um comprimento entre eixos de apoio extremos de 72m, correspondendo a dois vãos extremos de 21m e um central de 30m.
A plataforma do tabuleiro é composta por faixa de rodagem, bermas exteriores, ciclovia e passeios, perfazendo uma largura total de 12 metros, incluindo cornijas e guardas.
O sistema portante do tabuleiro é estabelecido através de vigas-caixão formadas a partir de elementos em U, pré-fabricados e pré-tensionados, solidarizados entre si através de betonagem in situ e aplicação de pré-esforço aderente pós-tensionado nas zonas sobre os apoios centrais.
A laje foi realizada com o auxílio de pré-lajes colaborantes pré-fabricadas em betão armado com 7,5 cm de espessura.
Para apoio dos tabuleiros, recorreu-se a uma solução de pilar-estaca com 1,50 metros de diâmetro, colocando sob o eixo de cada viga caixão um pilar e unindo-os ao nível do fundo do rio e até à base do tabuleiro com uma viga parede, orientada segundo o sentido das correntes.
Os encontros são constituídos pelas vigas estribo de apoio ao tabuleiro rigidamente ligadas às estacas de fundação de 0,80 metros de diâmetro.
O pavimento da faixa de rodagem, ciclovia e bermas é composto em betão betuminoso. Esgotos para águas pluviais, tubos para passagem de cabos e respectivas caixas, guardas de segurança e guarda-corpos.
Tipo:
Infraestruturas, Estradas e Aeroportos
País:
Portugal
Localização:
Vieira de Leiria
Data de início:
2012
Data de conclusão:
2014

