Alimentação da Praia de Albufeira
Agência Portuguesa do Ambiente, IP
Alimentação Artificial da Praia da enseada de Albufeira, numa extensão de cerca de 2km, com areias dragadas ao largo, a profundidades superiores a 18m, com um volume de 600.000m³.
As praias do Peneco e dos Pescadores, com uma extensão de cerca de 650m, têm um alargamento médio, ao nível médio do mar, de 30m. Por sua vez, as praias do Inatel e Alemães, abrangendo uma extensão de cerca de 1.350m, têm um alargamento médio de 50m.
Construção de estrutura de retenção mergulhante na extremidade nascente da enseada, destinada a conter o alargamento do areal e a minorar a perda de areias para nascente é composta por três troços descontínuos com comprimentos aproximados de 5, 10 e 50m.
Trabalhos de Reacondicionamento de duas drenagens pluviais DP3 (Inatel) e DP4 (Forte de S. João) que implicaram a instalação de um sistema de drenos radiais e a criação de soleiras de descarga. As soleiras de descarga são constituídas por blocos de betão fundados sobre tapetes de gabiões. Os gabiões são atravessados por tubos de drenagem em PVC DN250, afastados entre si radialmente de 20⁰, dotados nas extremidades de jusante de um pequeno maciço de percolação em gabião de pedra britada, envolto em tela geotêxtil.
Tipo:
Hidráulica, Portos e Proteção Costeira
País:
Portugal
Localização:
Albufeira - Algarve
Data de início:
2011
Data de conclusão:
2012